terça-feira, 16 de agosto de 2011

Reações Diferentes

Como vocês meus amigos e seguidores já sabem, eu sou viciada em internet: chats, orkut, blogs, enfim tudo que me faça conhecer pessoas novas, experiências diversas. Com isso, vou vendo e aprendendo como cada um lida com a sua realidade, eu vou me comparando ou não, a cada um.
É interessante conhecer, não só deficiências novas, com suas sequelas diferenciadas, como também, conhecer pessoas com a minha deficiência, mas que tenham sequelas parecidas ou não às minhas. Mas interessante, é conhecer o emocional dessas pessoas, pois, não importa se a pessoa nasce deficiente ou se torna um, para que haja a revolta ou a aceitação. O que quero falar com isso? Explico: conheço pessoas que nasceram deficientes, como eu, e que são super revoltadas, tem raiva do mundo, e outras que levam a vida como se tivessem numa eterna brincadeira. Por outro lado, também conheço pessoas que se tornaram deficientes, seja por doença, acidente, assalto, que também agem das duas maneiras, aceitando ou se revoltando.
Claro que é super natural as perguntas: Por que comigo? O que eu fiz para que isso tenha acontecido comigo? Mas o que me pergunto às vezes é: Adianta se revoltar? Adianta acusar o outro? Adianta se revoltar contra Deus? Eu, sinceramente, acho que não.
É difícil ser deficiente? É sim. Muitas vezes é muito doloroso, não só fisicamente, quanto emocionalmente, eu sei disso. Muitos de nós convivem com dores físicas todos os dias, com dores emocionais constantemente a cada situação de preconceito.
Mas se a gente baixar a cabeça, se ficarmos nos lamentando, as dores vão passar? O preconceito vai acabar? Não, amigos, nada disso mudará. Então, por favor, repensem suas posturas em relação às suas deficiências, corram atrás da melhora ou mesmo cura, se esse for o caso, mas para os que não tem cura, procurem viver da melhor forma possível, aceitando suas limitações, buscando apoio emocional, quando possível e necessário, aceitando ajuda de órteses, proteses, aparelhos ou cadeira de rodas, também se necessário, para sua melhor qualidade de vida. E, principalmente, não descontem suas frustrações no próximo ou em Deus. As pessoas ao seu redor podem te ajudar, dando condições de você ter uma vida mais feliz e cheia de amor, amizade e carinho, e Deus está ao nosso lado, sempre, pois ELE é o nosso PAI MAIOR. ELE não faz nada contra nós, apenas permite que aconteça para que aprendamos algo.
Joguem fora a revolta, a auto piedade, isso não leva a nada.



Autoria: Isaleão.

Liberdade ou prisão?

Alguns pensam nela como prisão, outros como liberdade. Eu pensava nela com certa resistência até usá-la pela primeira vez. Aí mudei minha visão e passei a vê-la como liberdade, autonomia para fazer muitas coisas sozinha, como por exemplo: carregar coisas no colo, carregar minha cadelinha, sair sozinha ou mesmo acompanhada, conseguir acompanhar mais de perto quem está comigo, ser mais rápida em certas situações pois com o andador eu não consigo ser rápida, correr. Um fato que me marcou quando comecei a usá-la, foi quando fui ao shopping a primeira vez com minha mãe. Não gente, não foi a primeira vez que fui ao shopping com ela mas foi a primeira vez que consegui acompanhá-la às compras, pois, antes eu ia e ficava sentada num banco ou na praça de alimentação. Só me dei conta do que estava acontecendo quando ouvi minha mãe dizer: Poxa estou feliz pois é a primeira vez que estou fazendo compras com a minha filha.
Eu sei que para aqueles que não conseguem " tocá-la " sozinhos, ela pode parecer uma prisão, mas mesmo vocês, parem para pensar no seguinte: e se eu não tivesse ela para me levar para passear, para o médico ou mesmo para tomar um ar na frente de casa, o que seria de mim em cima de uma cama a vida toda?
Mas para aqueles que conseguem andar, seja com andador, muletas, bengalas, ela não deve ser vista como prisão, como acomodação ou retrocesso na nossa deficiência, ela deve ser vista, sim, como mais uma aliada à nossa independência e liberdade de ir e vir.
Tenho amigos, que como eu, ainda conseguem andar, mas que preferiram ficar nela ou ficar mais tempo nela por opção, por serem mais cômodas do que ficarmos cansando á toa. Tenho amigos que sabem que o dia de usá-la está chegando, mas têm o medo que falei acima, o medo de ficarem " aprisionados ", vistos como acomodados, preguiçosos.
Eu posso dizer por experiência própria, ela não aprisiona, não te deixa mais acomodado, mais preguiçoso, se você mesmo já não for prisioneiro dos seus medos, não te deixa mais acomodado ou preguiçoso, se isso já não fizer parte da sua personalidade.
Pensem nisso...
Mas afinal de conta, quem é "ela" a quem me refiro nesse texto? Será que vocês já sabem quem é? Acho que sim né...rsrsrs. Mas mesmo assim eu vou falar, vai que tem algum distraído, desatento não é mesmo?
Eu estou falando da cadeira de rodas.
Agora você me diz: ela é prisão ou liberdade em sua vida?



Autoria: Isaleão.