domingo, 28 de março de 2010

Acessibilidade.

Só quem convive direto ou é deficiente, que anda com dificuldade ou com auxílio de algum aparelho como cadeira de rodas, muletas, bengalas ou que não enxerga ou que não ouve, conhece realmente a falta de acessibilidade nas cidades brasileiras.
Não só a acessibilidade no que diz respeito a rampas, elevadores, banheiros públicos largos, mas também à faixa tátil, sinais sonoros para deficientes visuais e luminosos para deficientes deficientes auditivos.
Para quem está no grupo chamado de " normais ", isso tudo passa desapercebido, muitas vezes é visto como bobagem, coisa sem importância, mas para nós deficientes, significa a nossa liberdade, a nossa autonomia, o nosso direito de ir e vir respeitado.
Em cada setor da sociedade responsável pela acessibilidade nas cidades, deveria ser obrigatório o uso da opinião de um deficiente seja : físico, auditivo, visual, porque na teoria é fácil planejar rampas, banheiros, etc...mas quantas vezes o deficiente vai fazer uso do que foi projetado para ele e tem dificuldade assim mesmo? É rampa que está íngreme demais, banheiro que não tem espaço para o deficiente se mexer, pistas táteis que param em frente a lugar nenhum ou em frente a um obstáculo como poste, telefone público...
Os órgãos competentes da sociedade, precisam tomar cuidado com esse tipo de erro, pois, não adianta fingirem que não existimos.
Existimos sim, somos cidadãos como qualquer um, temos os mesmos direitos e deveres.
Então o mínimo que exigimos é RESPEITO.



Autoria: Isaleao.

Um comentário:

  1. Muito bom este texto sobre Acessibilidade. Ele informa e nos faz refletir sobre o dia-a-dia, não apenas dos deficientes, mas também dos idosos com dificuldade de locomoção que precisam e, acima de tudo, têm direito a ter acesso aos espaços públicos. Esses grupos sociais precisam ter os seus direitos respeitados e um importante caminho é o seu engajamento para lutar por estes direitos.
    Concordo com Isaleao no que diz respeito a participação desses grupos sociais nas políticas públicas direcionadas para eles. As políticas públicas desenvolvidas através do olhar das pessoas mais interessadas, possibilitam ações mais acertadas.
    Uma participação ativa possibilita uma maior visibilidade e maior possibilidade de atendimento às suas demandas.
    Parabéns a todos que usam este blog para trazer um pouco da realidade destes cidadãos, se configurando em um importante espaço de discussão, reflexão e de visibilidade da problemática desses grupos sociais.

    ResponderExcluir