domingo, 28 de março de 2010

Acessibilidade.

Só quem convive direto ou é deficiente, que anda com dificuldade ou com auxílio de algum aparelho como cadeira de rodas, muletas, bengalas ou que não enxerga ou que não ouve, conhece realmente a falta de acessibilidade nas cidades brasileiras.
Não só a acessibilidade no que diz respeito a rampas, elevadores, banheiros públicos largos, mas também à faixa tátil, sinais sonoros para deficientes visuais e luminosos para deficientes deficientes auditivos.
Para quem está no grupo chamado de " normais ", isso tudo passa desapercebido, muitas vezes é visto como bobagem, coisa sem importância, mas para nós deficientes, significa a nossa liberdade, a nossa autonomia, o nosso direito de ir e vir respeitado.
Em cada setor da sociedade responsável pela acessibilidade nas cidades, deveria ser obrigatório o uso da opinião de um deficiente seja : físico, auditivo, visual, porque na teoria é fácil planejar rampas, banheiros, etc...mas quantas vezes o deficiente vai fazer uso do que foi projetado para ele e tem dificuldade assim mesmo? É rampa que está íngreme demais, banheiro que não tem espaço para o deficiente se mexer, pistas táteis que param em frente a lugar nenhum ou em frente a um obstáculo como poste, telefone público...
Os órgãos competentes da sociedade, precisam tomar cuidado com esse tipo de erro, pois, não adianta fingirem que não existimos.
Existimos sim, somos cidadãos como qualquer um, temos os mesmos direitos e deveres.
Então o mínimo que exigimos é RESPEITO.



Autoria: Isaleao.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Namoro X Amizade.

Namorar é uma delícia, eu sei.
Ter alguém com quem trocar carinhos, beijos, sair para passear, dividir bons e maus momentos.
Mas há um cuidado que precisamos ter: o de não nos afastarmos de nossos amigos. Infelizmente nem todos tomam esse cuidado.
Ficam tão apaixonados, tão agarrados aos seus amores que esquecem dos amigos que já faziam parte da sua vida e até daqueles que " vieram " com o ser amado para sua vida.
Compreendo que quando estamos namorando ou até mesmo casados, o companheiro ou companheira seja o principal foco de nossa atenção, mas devemos manter a atenção para com nossos amigos, pois, namoros e até casamentos podem acabar, mas uma amizade se for verdadeira pode durar a vida toda.
Sejamos felizes com nossos namoros, casamentos, mas aprendamos a dividir nossa felicidade com nossos amigos pois, quanto mais dividimos nossa felicidade, mas ela cresce e se espalha.


Autoria: Isaleao.

Arte imita a vida... ou será o contrário?

Muitas pessoas não gostam de novela por dizerem que é tudo ilusão, fantasia. Falam que não mostra a realidade.
Isso tudo é uma grande bobagem, pois no fundo de cada personagem por mais absurdo que pareça tem um traço de realidade.
O que vemos nas novelas ? Pessoas mentirosas, que " armam " situações para acabar com a vida de outras pessoas que ela não gosta por algum motivo, vemos pessoas ingênuas, pessoas que procuram fazer o bem sem se importar com o reconhecimento alheio, pessoas ambiciosas, pessoas que se amam e que às vezes têm que enfrentar muitas situações contrárias até ficarem juntas.
Assistimos pessoas que fingem ser o que não são para conseguirem o que querem, pessoas enfrentando situações onde tem que ter força de vontade para superar obstáculos em busca de uma melhor condição para viver.
Vai dizer que você nunca conheceu ninguém que se encaixe em um dos personagens citados acima, ou vai dizer que você mesmo nunca se viu numa situação parecida?
Todos nós conhecemos algum momento da vida, que se assemelhe a um personagem ou criamos nós mesmos personagens para conseguir viver e conviver com as pessoas. Essas pessoas podem ser: um parente, um amigo, um colega de trabalho...
Afinal, a arte imita a vida...ou será que é o contrário?


Autoria: Isaleao.

sexta-feira, 12 de março de 2010

" Viver a vida "

Como já falei em outro texto, há pessoas que não gostam de novela, por várias razões.
Tudo bem, ninguém é obrigado a gostar, mas ninguém pode negar que uma novela com certos temas como: racismo, preconceito em geral, a impunidade do mal (pelo menos até o último capítulo), nos faz parar e pensar, nem que seja pra dizer que isso não acontece na vida real, ou para revermos certos conceitos, ou para falar que esse tema deveria ser abordado por outro ângulo.
Nos últimos tempos esteve e estão "no ar" novelas que mostraram e mostram um assunto que fala de um tema que mexe comigo e com muitos dos meus amigos: deficiência.
Seja uma cega que mostrou que podia trabalhar, namorar, casar, criar uma família, ter filho e cuidar dele sozinha, apesar de não enxergar nem uma sombra do rostinho da criança que ela colocou no mundo. E mais, mostrou que uma pessoa cega pode ter filhos " videntes " (pessoa que enxerga).
Outra novela mostra um rapaz surdo, que apesar da sua deficiência consegue estudar, gosta de música.
E outra novela que não preciso nem dizer o motivo, é a minha preferida, que mostra uma modelo que sofre um acidente e se torna tetraplégica.
Conheço pessoas que criticam dizendo que deveriam mostrar uma moça sem condições financeiras, para, por exemplo, lutar para conseguir uma cadeira de rodas ou um local para fazer seus exercícios para ter uma melhora na qualidade de vida.
Mas acho que devemos perceber que novela é algo lúdico, tem que ter uma "leveza", senão as pessoas não aguentam tanta realidade.
Realidade cruel já assistimos nos telejornais, já lemos nas revistas.
Novela é para diversão, tocando sim, em temas reais, mas não precisam ser tão fiéis à nossa dura realidade.
Bom voltando à novela em questão, mostrou e mostra todo o período de recuperação desde a revolta do primeiro momento em que ela se descobre sem movimentos algum do pescoço para baixo, a alegria dos primeiros movimentos, que por menores que sejam, são grandes vitórias para ela, a "liberdade" de voltar a se alimentar e se maquiar sozinha, com auxílio de adaptações nas mãos, a recuperação da auto-estima, voltando a se sentir um ser humano e uma mulher como qualquer outra.
Essa mulher nos mostra ainda muita coragem, quando resolve terminar um namoro de anos, por perceber que ficou "sozinha" desde o momento do acidente, já que esse namorado não se fez presente em sua vida nesse período tão difícil e doloroso para ela.
Porém como estamos falando em novela, já sabemos que ela já tem um novo pretendente, na espera somente de um sinal dela para ficarem juntos.
Isso, sim, concordo que foi escolha do autor da novela, pois, na vida real não é certo de que ela encontraria alguém tão rápido. Poderia ou não acontecer.
O que importa eu acho, é que essa mulher é um exemplo do que pode e do que acontece com muitos de nós deficientes que sofremos um acidente ou que nascemos com alguma deficiência. Podemos e devemos lutar para ficarmos melhores e sermos felizes sempre.
Essa personagem, como tantos da vida real, é um exemplo de superação dos seus limites, e modelo de alegria e amor à vida.
Não é por que temos limitações, sejam elas quais forem, que devemos ficar trancados em casa e pior trancados dentro de nós mesmos.
Devemos sim, viver a vida, da melhor maneira possível.


Autoria: Isaleão.