quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O maior anjo das nossas vidas...

Já falei dos "anjos" de nossas vidas, inclusive já falei desse sem mencionar claramente seu nome. Mas é com certeza o maior de todos os anjos que estão na terra para fazer parte de nossas vidas: o anjo mãe. Isso mesmo, não exista anjo que esteja mais perto de nós, que nos proteja mais do que nosso anjo mãe.
Esse anjo é capaz de encontrar forças do mais íntimo do seu ser para suportar os maiores sofrimentos pelos filhos e com os filhos.
Esse anjo é o que nos dá a vida, que nos alimenta em seu seio, que nos dá seu colo em momentos tristes e de dor e que se alegra conosco nos momentos felizes.
Mãe é aquela que é capaz de virar uma "leoa" para defender seus filhos de qualquer perigo.
Mãe é aquela que mesmo sem o filho dizer nada, sabe quando ele está triste ou alegre.
Para nós deficientes, mãe é aquela que nos ama, nos aceita, com qualquer que seja nossa limitação.
Mãe é aquele anjo que mesmo quando dizemos ou pensamos " já sou adulto não preciso mais dela", corremos para o colo quando temos qualquer problema e ela está sempre disposta a nos ouvir e ajudar.
Eu tenho esse anjo ao meu lado e agradeço a Deus por isso. Tudo que sou hoje, é graças a ela, minha mãe. Se hoje dizem que sou boa pessoa, carinhosa, tenho caráter, não humilho ninguém, aprendi com ela. Se aprendi a me defender das dores do mundo, foi graças ao amor, a criação e o apoio dela.
Minha mãe sempre me protegeu, mas sempre me mostrou que apesar das minhas limitações podia ter vida normal, como qualquer pessoa, sempre estimulou minha auto estima.
Eu sei que dei algum trabalho...rsrsrs, mas estou tentando melhorar a cada dia.
Ela nunca me tratou como coitada, nunca quis me deixar fechada em casa, isolada do mundo, como sei que infelizmente muitas mães fazem com seus filhos deficientes, essas não sabem o mal que estão fazendo a seus filhos, mesmo com a boa intenção de não deixá-los sofrer...
Mãe te agradeço por tudo que fez e faz por mim. Deus te agradeço por colocar minha vida nas mãos desse seu anjo.
Mãe te amo demais...


Autoria : Isaleao.

domingo, 15 de novembro de 2009

Desabafo.

Pai e mãe não são somente o homem e a mulher que nos colocam no mundo, pode ser qualquer um que se responsabilize por nossa criação. Pai e mãe pode ser avós, tios e até adotivos.
Pai e mãe também podem ser os novos companheiros, tanto do pai como da mãe biológicos, depois de uma separação.
Foi o que aconteceu comigo, continuei a ter contato com meu pai biológico, mas "ganhei" um paizão. Meu paidrasto entrou em minha vida quando eu tinha 12 anos e daí em diante me assumiu como verdadeiro pai.
Todas as minhas lembranças, sejam boas ou ruins, são com ele ao meu lado. Brincadeiras, viagens, passeios, momentos de dor, minha formatura, meu primeiro (e único) emprego, quem estava lá? Ele, meu paizão.
Mas, como nada é perfeito, eu tinha que errar com esse homem, e muitas vezes não demonstrei o quanto o amava. Ele me amava como filha e eu o amava como pai.
Então, por que não disse isso a ele todas as vezes que tive vontade?
Sei lá, talvez por achar que não precisava, pois no fundo sabíamos do nosso amor, talvez por timidez, talvez por ser covarde. Enfim, o fato é que o tempo passou e eu não disse tanto quanto eu gostaria: Eu te amo meu pai.
Agora é tarde, o tempo não volta atrás, e tenho que conviver com esse arrependimento.
Hoje, vivo de lembranças...
Em todos os momentos da minha vida eu sabia que bastava olhar para o lado e ele estava lá, sorrindo ou segurando minha mão.
Por isso peço a quem estiver lendo esse desabafo, que não deixe para amanhã o que você tem vontade de dizer hoje. Diga tudo que sente para quem quiser...
Principalmente seus pais, irmãos, filhos, avós, tios, primos, amigos.
Não espere o amanhã, pois, pode ser tarde demais.
Eu sabia do amor de meu pai por mim e ele sabia do meu amor por ele, mas não tem pior sentimento do que o arrependimento.
Por isso, hoje, eu digo : Te amo e te amarei para sempre, meu pai.


Autoria : Isaleão.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A lei é clara...

Sem dúvida nenhuma, as escolas devem aceitar um aluno deficiente intelectual.
Mas será que o cumprimento da obrigação legal fará com que a escola cuide bem do aluno que só por imposição da lei foi ali matriculado?
Ao se colocar, por força da lei, uma criança num estabelecimento que não a quer, ela, provavelmente, será “olhada”, pelos dirigentes do estabelecimento, de forma diferente.
A escola deve ser um segundo lar para o infante; ali deve ele sentir-se seguro, acolhido e bem tratado, só assim desenvolverá todo seu potencial, a contento.
O estabelecimento escolar que é obrigado a ter em seu seio aquele a quem não deseja, apenas o deixará participar das atividades escolares, sem se preocupar com o seu desenvolvimento em todos os aspectos desejáveis.
Pergunto: quem sairá prejudicado nessa demanda?
Costumo, dependendo do texto que escrevo, colocar, abaixo do meu nome, a seguinte frase: "Inclusão, sim, mas com respeito ao ser humano", porque creio que, antes de quaisquer leis, há um ser humano que deve ser tratado com respeito, não devendo sofrer as conseqüências (ou inconseqüências) dos atos de outrem.
Sempre lutei pela inclusão da minha filha e aconselho aos pais a fazerem o mesmo, mas, concomitantemente, recomendo: “cuidado, seu filho é um ser humano sensível que, muitas vezes, nada diz mas compreende toda a carga de preconceito a ele dirigido.

Ele é uma pessoa que precisa ser cuidado com atenção.
Também uma planta delicada, se durante seu crescimento não for bem cuidada, não florescerá como deveria”.
Traumas adquiridos onde há discriminação, mesmo velada, chacotas de amiguinhos despreparados, a horrível sensação de não conseguir acompanhar, em classe, seus coleguinhas, dificilmente serão tirados de sua mente.
Muitas escolas aprovam alunos, com (ou sem) deficiência, sem lhes dar ensino suficiente.
Então se impõe uma maior conscientização, tanto por parte das escolas quanto por parte dos pais, quanto à necessidade do real aprendizado.

Não importa em quantos anos o aluno se alfabetizará, mas sim que ele conclua seus estudos com aproveitamento.
Eles são os adultos de amanhã e contribuirão para o engrandecimento do Brasil.
Para as crianças com deficiência intelectual, o importante é que elas saibam ler, escrever, fazer cálculos, dentro de suas limitações, pois isso as ajudará no decorrer de suas vidas, auxiliando-as na busca de emprego ou até mesmo na leitura de livros, fazendo-as adquirir, assim, maior cultura, como também impedirá que sejam ludibriadas por não saberem o que estão assinando, por exemplo.
Não adianta ir passando da primeira para a segunda série, da segunda para a terceira, etc, etc, mal sabendo ler e escrever.
Nós, pais de pessoas portadoras de deficiência, devemos lembrar que não somos eternos, e, por isso, enquanto vivermos devemos lutar pelos nossos filhos, deixá-los preparados para que, no futuro, quando não mais estivermos sobre a face da Terra, tenham autonomia.
Vamos batalhar pela inclusão, mas, antes de tudo, vamos respeitar o potencial de cada ser humano.

Onde quer que a pessoa estude, seja ensinada com o dom que Deus deu aos mestres...
A dedicação.


Autoria : Muriel Elisa Távora Niess Pokk.

Texto Registrado em cartório.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Então por que?

Eu sou bonita, charmosa, interessante, inteligente como qualquer mulher. Então porque certos homens só querem saber o tamanho dos meus pés, se minhas pernas são finas, como faço minhas necessidades fisiológicas, se consigo fazer amor e em qual posição posso ou não fazer?
É amigos, esse tipo de homem existe. Ele não quer saber o que eu penso, o que eu sinto, o que eu espero da vida, isso para ele é detalhe.
Se esse tipo de homem tem nome? Tem sim. Devotee ( palavra que vem do francês e significa "devoto"). Existe mulher do mesmo tipo, a devotee. Há deficientes que não vêm problema em se relacionar com esse tipo de pessoa, mas eu quero distância. Quero ser amada, desejada, sim, mas por inteira e não por ter pés assim, pernas assado, andar de tal jeito.
Talvez por isso esteja ainda solteira, talvez seja exigente demais, como já me disseram, mas não gosto nem um pouco de me sentir um pedaço ou um objeto.
Não sou minha deficiência e as sequelas que vieram com ela, sou, sim, uma mulher bonita, charmosa, interessante, inteligente, etc...
Ah! Tenho defeitos também, mas esses deixa para lá, né...rsrsrs.

Autoria : Isaleão.

Sou especial por outros motivos...

Não acho que dizer, sou deficiente físico, auditivo, mental, visual, seja o mesmo que dizer sou deficiente em tudo, sou deficiente para a vida. Quer dizer, sim, sou deficiente em uma área da vida.
Não gosto das expressões " pessoa especial " ou " pessoa com necessidades especiais ".
Se ser deficiente é ser especial, preferia ser comum...rsrsrs.
Quanto às minhas necessidades, elas não são especiais, são básicas e iguais às de qualquer pessoa. Tenho necessidade de ser respeitada em todos os meus direitos, tenho necessidade de ser amada como qualquer indivíduo.
Sei que muitos preferem ser chamados de " especiais " e até de " aleijados " , isso vai da cabeça e auto estima de cada um.
Mas penso, o que há de especial em andar de muletas, andador, cadeira de rodas e não poder subir uma escada ou subir com dificuldade ou até carregado? o que há de especial em não poder ouvir uma música bonita ou a voz das pessoas que você ama? o que há de especial em ter que confiar em outra pessoa para te vestir porque você não consegue enxergar suas roupas e confiar em um cão porque não consegue enxergar os obstáculos no seu caminho? ou muitas vezes ficar alheio ao mundo ao seu redor, porque não tem consciência do que está acontecendo?
Não sei quanto a vocês, mas eu não me considero especial por ser deficiente físico, me considero especial sim, mas por minhas qualidades e defeitos, pois antes de ser deficiente físico, sou um ser humano igual aos que, graças a Deus, andam, ouvem, falam, pensam, sem se dar conta muitas vezes do quanto isso é maravilhoso.

Autoria : Isaleão



Sejamos solidários...

É fácil dizer " eu sou uma pessoa boa ", porque ajudo em casa, a família, os amigos.
Mas uma pessoa realmente boa, ajuda até a quem não conhece : um mendigo que peça um trocado para comprar um pão para matar sua fome, um idoso a atravessar a rua...
Ser uma pessoa boa, solidária verdadeiramente é ser capaz de colaborar para que vidas de pessoas totalmente estranhas a ela, possam ser melhores.
Para ser solidário não precisa ser rico financeiramente falando, precisa ser rico sentimentalmente falando, precisa ter amor pelo próximo.
Existem mil maneiras de se ajudar alguém, com dinheiro direta ou indiretamente, mas podemos ajudar com um sorriso, um abraço, uma palavra, uma gentileza.
Podemos ser solidários sendo voluntários em igrejas, creches, asilos, instituições de caridade.
Há tantas instituições que cuidam especificamente de um grupo de pessoas como : os idosos, as crianças, os deficientes, pessoas com determinadas doenças, enfim, podemos escolher uma ou mais maneiras de ajudar a quem precisa.
Agora, o mais importante é fazer de coração aberto, e não para mostrar ao nosso vizinho que somos pessoas boas.
Não precisamos sentir na pele, ter na família alguém com problema, para sabermos que "nosso irmão" pode estar precisando de ajuda.
Precisamos, sim, ter amor no coração. Isso é ser uma pessoa boa de verdade.
Não sermos egoístas a ponto de pensarmos, já que não passo por isso, já que não conheço ninguém que tenha esse problema, para que preciso ajudar a esse grupo de pessoas?
Hoje, podemos estar bem de vida, com saúde, mas o amanhã não nos pertence...
O mundo só vai melhorar quando aprendermos a olhar o nosso próximo com os olhos do coração.
Sejamos solidários.

Autoria : Isaleão

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Boa sorte para todos nós....

Houve um tempo em que acontecia no portão, no sofá da sala com os pais da moça sentados ao lado, nos bailinhos, nas baladas, etc...
Hoje, há um novo modelo, o virtual, que nada mais é do que você escolher uma pessoa, entre as tantas que você conversa ( tecla ), para conhecer melhor, trocar experiências vividas, falar dos seus sonhos, gostos e desejos. Para daí, em diante, ver se acontece o surgimento de um sentimento especial, a vontade de ficarem juntos na vida real.
O namoro virtual não é uma loucura, não é safadeza. Ele serve para que certas pessoas que estão sozinhas, seja, por timidez ou por terem outros tipos de dificuldade, como nós deficientes ( por causa do preconceito ), consigam, quem sabe, encontrar uma pessoa legal para se relacionar, namorar e até casar.
Como todo namoro real, o namoro virtual tem que ser vivido com cuidado, com cautela, pois, tanto em um como no outro, no começo, são duas pessoas estranhas, uma não sabe do que o outro é capaz de fazer.
E pela internet é mais complicado porque não conhecemos o cheiro, o tom da voz, os atos, o olhar daquele que está do outro lado da tela.
Só podemos confiar (desconfiando a princípio) naquilo que está sendo escrito. No real, podemos, logo, conhecer amigos, família daquela pessoa que estamos namorando. No virtual, podemos conhecer um amigo, se for seu amigo virtual também e família, só se os dois tiverem a webcam.
Mas, enfim, tanto no real ou virtual, há prós e contras. Tem que se tomar cuidado.
Pode-se ter sorte ou não de encontrar a pessoa certa.
Sei de namoros, tanto reais quanto virtuais, que só duraram uma semana, e sei de outros que já duram um ano.
O que é preciso é ter coragem de ir atrás da sua felicidade, seja olho no olho ou através de uma lente.
Boa sorte para todos nós.

Autoria : Isaleão.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

" Não é apenas um cão "...

De vez em quando escuto alguém me dizer:
- Pára com isso !
É apenas um cão !!!
Ou então;
- Mas é muito dinheiro para se gastar com ele !
É apenas um cão.
Estas pessoas não sabem do caminho percorrido, do tempo gasto ou dos custos que significam "apenas um cão".
Muitos dos meus melhores momentos me foram trazidos por " apenas um cão ".
Por muitas horas em minha vida, minha única companhia era " apenas um cão ".
E eu não me senti desprezado.
Muitas das minhas tristezas foram amenizadas por " apenas um cão "
E naqueles dias sombrios, o toque gentil de " apenas um cão " me deu conforto e motivo para seguir em frente.
E se você também é daqueles que pensam que ele é " apenas um cão " com certeza deve entender bem expressões como " apenas um amigo ", " apenas um nascer do sol ", " apenas uma promessa "...
" Apenas um cão " deu a minha vida a verdadeira essência da amizade, da confiança, da pura e irrestrita felicidade.
" Apenas um cão " faz aflorar a compaixão e a paciência que fazem de mim uma pessoa melhor.
Porque para mim... e para as pessoas como eu...
Não se trata de " apenas um cão " mas da incorporação de todos os sonhos e esperanças do futuro;
Das lembranças afetuosas do passado;
Da pura felicidade do momento presente.
" Apenas um cão " faz brotar o que há de bom em mim e dissolve meus pensamentos e as preocupações do meu dia.
Eu espero que, algum dia, as pessoas entendam que não é " apenas um cão " , mas aquilo que me torna mais humano e me permite não ser " apenas um homem ".
Então, da próxima vez em que você escutar a frase " É apenas um cão ", apenas sorria, para estas pessoas porque elas " apenas não entendem ".



Esta é mais uma homenagem à minha "anjinha", porque com certeza ela não é " apenas um cão ".

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Receita de Dona Cacilda.

Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúda, e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.
E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução.
Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.
Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
- Ah, eu adoro essas cortinas...

- Dona Cacilda, a Senhora ainda nem viu seu quarto...
Espera um pouco...
- Isto não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada...
Vai depender de como eu preparo minha expectativa.
E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...

Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
- Simples assim?

- Nem tanto; isto é para quem tem autocontrole e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos.
Calmamente ela continuou: - Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou.

Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de Lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.
Depois me pediu para anotar: COMO MANTER-SE JOVEM.


1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade,o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso.


2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo. (Lembre-se disto se for um desses depressivos!).

3. Aprenda sempre: Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!


4. Aprecie mais as pequenas coisas.

5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar. E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele ou ela!

6.. Quando as lágrimas aparecerem, aguente, sofra e ultrapasse. A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que ama: Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja. O seu lar é o seu refúgio.

8. Tome cuidado com a sua saúde:Se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não consegue melhorá-la , procure ajuda.

9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa.

10. Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Anjos...de quatro patas!

Existem pessoas que não gostam de cães.
Estas, com certeza, nunca tiveram em sua vida um amigo de quatro patas.
Ou, se tiveram, nunca olharam dentro daqueles olhos para perceber quem estava ali.
Um cão é um anjo que vem ao mundo ensinar amor.
Quem mais pode dar amor incondicional?
Amizade sem pedir nada em troca?
Afeição sem esperar retorno?
Proteção sem ganhar nada?
Fidelidade 24 horas por dia?
Ah, não me venham com essa de que os pais fazem isso...
Porque os pais são humanos.
Se irritam, se afastam.
Um cão não se afasta mesmo quando você o agride.
Ele retorna cabisbaixo, pedindo desculpas por algo, que talvez não tenha feito.
Lambendo suas mãos a suplicar perdão.
Alguns anjos não possuem asas.
Possuem quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência.
Apesar dessas aparências.
São tão anjos quanto os outros ( aqueles com asas ).
E dedicam-se aos humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se.
Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão!


Nota da autora : Esse texto mesmo não sendo meu, fala tudo que penso e sinto, por isso, é uma homenagem à minha "anjinha de quatro patas", a quem eu amo e agradeço por todos os momentos de companhia e felicidade.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sinto Falta

Sinto falta de você,
Do seu corpo quente,
Da sua pele,
Do seu sorriso,
Da sua voz rouca,
Do seu gosto,
Do seu olhar, ora de homem, ora de menino.
Sinto falta de você,
Fazendo - me sentir feliz,
Livre,
Mulher e menina.
Sua ausência ocupa todo o meu dia.
Mesmo à distância,
Ainda sinto você aqui,
Perto de mim.
Com você aprendi o que é amar.
Sem você aprendi o que é chorar.

Autoria : Isa Leão.

sábado, 1 de agosto de 2009

O Silêncio.

Convivência entre Poeta e Leitor, só no silêncio da leitura a sós.
A sós, os dois.
Isto é, Livro e Leitor.
Este não quer saber de terceiros,
Não quer que interpretem, que cantem, que dancem um poema.
O verdadeiro amador de poemas, ama em silêncio...


Mário Quintana.

Texto mandado por meu amigo Dalmo.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

PODE-SE DESPEDIR ALGUÉM POR NÃO SORRIR?

O despreparo de chefes e encarregados, provocam injustiças irreparáveis Minha amiga, portadora de deficiência auditiva profunda, trabalhou por um ano e meio numa indústria de cosméticos. Todos os dias saía de casa de madrugada, tomava o ônibus da firma às quatro horas e batia o ponto às seis horas. Em certa ocasião ela veio à minha casa e chorando me disse que havia sido despedida. Dizia, ainda, que não fizera nada de errado, que nunca faltara ao serviço, nem, muito menos, chegara atrasada; que não tinha idéia porque fora dispensada. Inconsolável pediu para que eu voltasse à firma com ela. Ao chegarmos lá, ela me apresentou à sua chefe, que há apenas um mês trabalhava ali. Perguntei-lhe porque Leila fora despedida. Ela me disse: Despedi Leila porque ela nunca sorri. Não dá pra trabalhar com uma pessoa que está sempre de cara fechada. O motivo dado era torpe demais, não pude acreditar. Durante o diálogo perguntei ainda se ela havia tentado conversar com Leila, sugerindo-lhe que fosse mais simpática, e a chefe respondeu que desconhecia a linguagem gestual e que não entendia o que ela falava.Como iriam conversar? O encarregado de setor, ao ver Leila, aproximou-se sorrindo e deu-lhe um abraço. Aproveitei e perguntei se ele tinha alguma reclamação quanto ao trabalho de Leila, e ele me respondeu: -Ela sempre foi uma ótima funcionária, trabalhava muito bem e rapidamente. Quando terminava seu trabalho, ia ajudar os colegas mais lentos. A chefe retrucou: - Eu a mandava empilhar as caixas na vertical e ela as empilhava na horizontal. Mesmo eu escrevendo num papel, explicando que as caixas deviam ser empilhadas na vertical, ela as empilhava de outro modo.Leila me explicou que aprendera com o chefe anterior a colocar as caixas daquela maneira, pois de outra forma, as caixas cairiam (o que já havia acontecido várias vezes). O encarregado concordou com Leila. Compreendi que Leila era uma funcionária muito competente, mas que não foi compreendida.Foi uma pena eu não ter levado um gravador para gravar toda essa conversa. Fica aqui meu desabafo e as perguntas: - Uma pessoa deve ser despedida por não sorrir? - Um chefe que trabalha com pessoas com deficiência auditiva, não deveria estar preparado para com elas dialogar?

Muriel Elisa Távora Niess Pokk.
Texto registrado em cartório.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Preço de uma Amizade

O dono de uma loja colocou um anúncio na porta "Cachorrinhos a venda".
Esse tipo de anúncio sempre atrai às crianças, e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
- Qual é o preço dos cachorrinhos?
O dono respondeu:
- Entre R$ 30,00 e R$ 50,00.
O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas:
- Só tenho R$ 20,00... Posso vê-los?
O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cachorra correndo, seguida pôr 5 cachorrinhos. Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás. O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando.
- O que aconteceu com esse cachorrinho??? Perguntou.
O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida.
O menininho se emocionou muito e exclamou:
- Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!
E o homem respondeu:
- Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente.
E o menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse:
- Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 20,00 e a cada mês darei R$ 5,00 até que o tenha pago pôr completo.
O homem respondeu:
- Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos.
O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar suas pernas, levemente retorcidas e atrofiadas, suportadas pôr um grande aparato de metal. Olhou de novo ao homem e lhe disse:
- Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda.
O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse:
- Filho, só espero e rezo para que cada um destes cachorrinhos tenha um dono como você.

Moral:

Na vida não importa como és, mas que alguém te aprecia pelo que és, e te aceita e te ama incondicionalmente.


Texto mandado por meu grande amigo mineiro Walker.

domingo, 19 de julho de 2009

ANJOS DE UMA ASA SÓ.

Deus nos fez anjos de uma asa só.
Porque Ele fez isso? Para nos encontrarmos com outros anjos de uma asa só, e assim nos tornarmos AMIGOS.
Amigo verdadeiro é igual a um anjo, pois, está em nossas vidas para nos alegrar, para chorar conosco nos momentos difíceis, para mostrar nossos erros com carinho e cuidado e não com críticas.
Desde que nascemos já estamos rodeados por esses anjos. Eles vêm divididos em grupos: Grupo de Anjos Família: pais, irmãos, tios, primos e avós. Grupo de Anjos Colegas: colégio, faculdade. Grupo de Anjos do Trabalho. Existe o Anjo Namorado, que pode se transformar em Anjo Marido.
Esses são os grupos de anjos que sempre existiram em nossas vidas, mas de um tempo para cá, surgiu um novo grupo, o Grupo dos Anjos Amigos Virtuais. Esses Anjos, podemos não conhecer pessoalmente, mas estão presentes em nossas vidas através de emails, msn, orkut. Pois, mesmo à distância, mandam mensagens de carinho, de força, de coragem, e nos puxam as orelhas quando fazemos algo errado.
Não importa quem são, como surgiram em nossas vidas, o que importa é saber que nos momentos felizes ou infelizes podemos sempre contar com os Anjos Amigos. Porque um Amigo é a certeza de nunca estarmos sozinhos.
Eu agradeço por ter encontrado tantos Anjos de uma asa só, durante toda a minha vida. Amo todos vocês.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

DIFERENTES? COMO ASSIM?!

Como já falei em meu perfil, minha infância foi feliz, rodeada de amor de família e amigos. Claro que passei por situações de preconceito, no colégio principalmente, mas como tinha aprendido em casa a não baixar a cabeça, enfrentei todas as situações sem maiores problemas. Até que cheguei à adolescência, aí que fui realmente tomando consciência das diferenças entre eu e as outras meninas, fossem primas ou amigas. Como amiga continuei a ser querida e amada por todos, mas quando o interesse era outro aí as coisas mudavam de figura. Ouvi várias vezes, das meninas: não gosto de você porque você é diferente..., ou não ande com ela, porque ela não anda..., como assim: " ela não anda?", eu andava e ando, de maneira diferente da maioria, pois ando apoiada num andador, mas ando. Graças a Deus, não eram maioria, essas garotas, pois tinha e tenho ainda hoje amigas de verdade. E ouvi várias vezes dos garotos: você tem um rosto lindo, mas seu corpo..., ou, você é uma gata, pena que...ou pior ainda, gosto muito de você mas é só como amiga viu...,como se eles tivessem a obrigação de gostar de mim de outra maneira. Enfim, quando cresci foi que caí na real, e descobri o verdadeiro significado da palavra preconceito. Mas não estou contando tudo isso pra terem pena de mim, é só um pouco da minha história que resolvi compartilhar com vocês.Eu por muito tempo me senti diferente, até mesmo inferior às outras garotas, mas hoje não me sinto mais assim, pois, não é o fato de ter uma deficiência, seja ela qual for, que nos faz inferiores aos "ditos" normais. Não somos inferiores e sim diferentes. Mas um branco não é diferente de um negro? um alto não é diferente de um baixo? um magro não é diferente de gordo? Nem por isso um é inferior ao outro, simplesmente é diferente. Porém, todos são filhos de Deus, e tem o direito à sua dignidade, à sua liberdade, tem o livre arbítrio, para escolher sua opção sexual. Todos nós merecemos ser felizes e sermos respeitados da maneira que somos, pois assim, nosso Pai nos fez.
Espero que chegue o dia em que a sociedade nos enxergue verdadeiramente como irmãos e que o preconceito seja ele qual for, tenha fim.